Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

Banco deve retirar nome de cidadão do SPC

O juiz Lamarck Araújo Teotônio, da 5ª Vara Cível de Natal, determinou a exclusão do nome de um cidadão do cadastro restritivo mantido pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), referente a um débito que ele não reconhece, promovido pelo Banco Bradesco Cartões S/A

O juiz Lamarck Araújo Teotônio, da 5ª Vara Cível de Natal, determinou a exclusão do nome de um cidadão do cadastro restritivo mantido pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), referente a um débito que ele não reconhece, promovido pelo Banco Bradesco Cartões S/A.

O cidadão alegou que encontra-se indevidamente inscrito no SPC, órgão de proteção ao crédito, promovido pelo Banco Bradesco Cartões S/A, embora não reconheça a dívida contraída com a instituição financeira.

Assim, requereu a concessão de liminar para que seja determinado a imediata retirada de seu nome dos referidos cadastros e sua condenação em danos morais em montante não determinado, deixando ao livre arbitramento do juízo, como também a declaração da inexistência da dívida em litígio.

Ao julgar a ação, o magistrado observou que o caso é de relação de consumo, e verificou que o autor comprovou o apontamento restritício levado a efeito em seu nome e ainda afirmou, peremptoriamente, que não manteve qualquer relação comercial com a empresa bancária.

Análise

O magistrado verificou que a hipossuficiência do autor está presente, seja ela de ordem econômica, seja de ordem técnica, uma vez que não há dúvida de que a empresa é detentora das informações e documentos indispensáveis ao real esclarecimento dos fatos, sendo impossível ao consumidor prova de fato negativo.

“No que tange ao risco de dano irreparável, não há dúvidas quanto à sua presença no caso em epígrafe, como tem reiteradamente decido este Juízo, acompanhando a jurisprudência pátria, uma vez que a inscrição em cadastros de inadimplentes ocasiona transtornos quanto ao livre exercício de atividades de ordem creditícia, o que inevitavelmente importa em prejuízos”, concluiu.

Processo nº 0120016-60.2014.8.20.0001

fonte: http://www.tjrn.jus.br/index.php/comunicacao/noticias/7954-banco-deve-retirar-nome-de-cidadao-do-spc

  • Sobre o autorAdvogado Especialista WhatsApp 11 980407282
  • Publicações434
  • Seguidores1248
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações464
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/banco-deve-retirar-nome-de-cidadao-do-spc/148145105

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)