Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Súmula não obsta seguimento de recurso no processo do trabalho

A 7ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ) autorizou o processamento de recurso ordinário da Petróleo Brasileiro S. A. (Petrobras), ante a inaplicabilidade do artigo 518, § 1º, do CPC ao processo do trabalho, assegurando a regra de que toda pessoa tem direito de recorrer da sentença a juiz ou tribunal superior. A petrolífera, responsável, subsidiariamente, pelos débitos da MP E. S. & H. S., empresa de atividades auxiliares dos transportes aéreos, teve denegado o prosseguimento do recurso ordinário interposto contra a decisão de primeiro grau, ante o referido dispositivo do Código de Processo Civil, segundo o qual “o juiz não receberá o recurso de apelação quando a sentença estiver em conformidade com súmula do Superior Tribunal de Justiça ou do Supremo Tribunal Federal”.

Inconformada, a sociedade de economia mista federal interpôs agravo de instrumento, alegando a inaplicabilidade do comando legal ao processo do trabalho. A desembargadora Sayonara Grillo Coutinho Leonardo da Silva, relatora do acórdão, afirmou que, embora a regra contida no referido artigo objetive trazer efetividade ao princípio da celeridade, a aplicação subsidiária do CPC no processo do trabalho é permitida somente quando há omissão da CLT, o que não se configurou no caso.

Conforme a magistrada, a legislação trabalhista tem regras próprias relativas ao recebimento dos recursos, e, por se tratar no caso de recurso ordinário e súmula do TST – e não de apelação e de súmula do STF ou do STJ, como preceitua o art. 518, § 1º, do CPC -, a utilização de analogia restritiva violaria os princípios do devido processo legal, da ampla defesa e do contraditório.

Em conclusão, a 7ª Turma destacou que a hipótese não trata apenas da mera aplicação da Súmula 331 do Tribunal Superior do Trabalho, pois existe questão fática sobre a culpa da Petrobras com relação à fiscalização do cumprimento das obrigações trabalhistas pela prestadora de serviços.

Nas decisões proferidas pela Justiça do Trabalho, são admissíveis os recursos enumerados no art. 893 da CLT.

Processo: TRT/AI - 0002523-54.2014.5.01.0482 - AI


Fonte: http://www.trt1.jus.br/web/guest/destaque-completo?nID=22016252

  • Sobre o autorAdvogado Especialista WhatsApp 11 980407282
  • Publicações434
  • Seguidores1248
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações110
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/sumula-nao-obsta-seguimento-de-recurso-no-processo-do-trabalho/142294396

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)